terça-feira, 28 de setembro de 2010

Seguro para executivos adapta-se à necessidade de empresas

Muita gente acha que o seguro de responsabilidade civil de executivos (Directors and Officers - D&O, em inglês) é só para grandes empresas, principalmente se elas tiverem ações negociadas em bolsa, pois deixam seus executivos expostos a demandas de mais órgãos reguladores e reclamações de acionistas.


Acontece, porém, que os executivos de pequenas e médias empresas estão tão, ou mais, expostos a ações trabalhistas, tributárias e fiscais que grandes companhias.

Isso, pelo simples fato de terem menos patrimônio para responder a possíveis perdas, que acabam resvalando no patrimônio dos administradores.


"As pequenas e médias empresas têm uma fragilidade financeira maior para suportar riscos regulatórios, de ações trabalhistas e de quebras de contrato", avalia Renato Rodrigues, diretor de linhas financeiras da Liberty International Underwriters (LIU), divisão de riscos especiais da Liberty Seguros.


Para facilitar o acesso de empresas de menor porte às apólices de D&O, as seguradoras estão fazendo mudanças para facilitar a sua contratação. Em média, o questionário para grandes empresas, companhias de capital aberto e instituições financeiras tem de 15 a 20 páginas.

Para as pequenas e médias, elas estão sendo adaptadas para até uma página. "Fizemos essa mudança também para expandir geograficamente, atingir pequenas e médias fora do eixo Rio-São Paulo", diz Adriano Corleto, gerente de linhas financeiras da Ace Seguros.


Para se ter ideia do mercado potencial que existe, Edson Toguchi, superintendente de seguros financeiros da Allianz Brasil, lembra que existem mais de 13,5 milhões de pequenas e médias empresas espalhadas pelo Brasil, segundo dados do Sebrae.


"Hoje, porém, o mercado tem aproximadamente 1.200 apólices de empresas desse porte", contabiliza Toguchi.


Em geral, o setor considera como pequenas e médias empresas com ativos até R$ 250 milhões. A Ace pretende, contudo, passar esse teto para R$ 500 milhões, para facilitar o acesso de mais companhias. "Dependendo do ramo em que atua, a empresa é média, mas tem um ativo maior", explica Corleto.


Sinistros


O histórico de indenizações pagas pelos seguros de D&O mostra que os maiores reclamadores são órgãos reguladores, como Receita Federal, Ministério do Trabalho e Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no caso das companhias de capital aberto.


"A responsabilidade do administrador não muda conforme o porte da empresa. O que muda é o número de possíveis terceiros que podem vir a demandar a empresa e o administrador", diz Leandro Martinez, gerente de produtos financeiros da Chubb.


No caso das pequenas e médias empresas, Rodrigues, da Liberty, observa que além dos órgãos reguladores, bancos e fornecedores também são grandes reclamantes.


"É comum que o executivo seja avalista de empréstimos tomados pela empresa, que se não pagar, o banco vai atrás do executivo", explica.


Segundo ele, algumas apólices de D&O excluem esse tipo de cobertura. Na apólice da Liberty, ela está incluída em todas as apólices. "O executivo faz isso não porque quer, mas por ser inerente à sua função", diz Rodrigues.


Outra cobertura que atrai esse público é a de penhora online de bens, conta Corleto, da Ace. No caso do administrador ter sua conta bloqueada pela Justiça por estar respondendo a uma ação trabalhista, por exemplo, o seguro cobre os custos de desbloqueio e defesa, além de dar ao executivo um salário, conforme o valor líquido verificado no mês anterior.


E diferente do que muitas empresas pensam, o D&O tem um custo atraente, segundo Gilberto Reina, superintendente técnico da AD Corretora. "É um seguro barato."


Fonte: Brasil Econômico


Att.

Patricia Campos

Telefax: (31) 3463-2838 / Cel: (31) 9675-5477


*Seguro Garantia *Seguro de Vida *Plano de Saúde
*Responsabilidade Civil *Equipamentos *Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.