quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

IPVA e DPVAT começaram a vencer em Minas Gerais


Começou a vencer desde o dia 14, calendário de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Minas Gerais. A 1ª parcela ou cota única dos veículos com placas de final 1, venceu neste dia.  Também começou a vencer o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículo Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), seja parcela única ou parcelado. O Dpvat segue o mesmo calendário de vencimento do IPVA.  E no dia 1º de abril, a taxa de Licenciamento para todos os veículos. Conforme pesquisas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), neste ano os valores serão, em média,  11% mais baratos, que no ano passado. A redução é impulsionada pelo índice de depreciação dos veículos. O pagamento da cota única do IPVA, que dá o desconto de 3%, pode ser feito entre hoje até 25 de janeiro, conforme o final da placa.

Já o pagamento parcelado, em três parcelas iguais, pode ser realizado diretamente nos terminais de Auto Atendimento ou nos guichês dos bancos credenciados, bastando informar o número do RENAVAM do veículo. Conforme a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/MG), o pagamento do IPVA fora do prazo está sujeito à multa, calculada sobre o valor do imposto ou da parcela deste, sendo 0,3% (três décimos por cento) por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o trigésimo dia ou de 20% (vinte por cento) a partir do trigésimo primeiro dia, mais juros de mora (taxa SELIC).  Os valores do IPVA podem ser consultados pelo código do RENAVAM, ou pela marca/modelo do veículo no site da Secretaria de Estado da Fazenda (www.fazenda.mg.gov.br), onde também poderá retirar a guia de arrecadação para pagamento.

As placas com finais 1 venceram dia 14; com finais 2, dia 15; finais 3, dia 16; finais 4, dia 17;  finais 5, dia 18; finais 6, dia 21; finais 7, dia 22; finais 8, dia 23; finais 9, dia 24 e, por último, as placas com finais 0, dia 25.

Fonte: JM Online | Carlos Paiva

Att.

Patricia Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais que um Seguro de Vida. É você seguro #ParaTodaVida.

Conheça o Porto Cuida e todos os benefícios que ele oferece

  O Porto Cuida oferece acesso a uma rede de consultórios e laboratórios com preços mais acessíveis, descontos em farmácias e telemedicina. ...

Viaje com Segurança.